outubro 1, 2024
I Simpósio de Cirurgia Torácica Pediátrica, Otorrino e Pneumopediatria
(41) 3223-2570
Sociedade Paranaense de Pediatria
Campanha realizada pela SBP e pelo Instituto Protegendo Cérebros Salvando Futuros, com o apoio da SPP. A iniciativa, de acordo com a Dra. Gislayne Nieto, presidente do Departamento Científico de Neonatologia da SPP, tem por objetivo a conscientização sobre a hipóxia perinatal, uma das principais causas de sequelas neurológicas graves.
Estima-se que de cada 10 nascidos vivos, um necessitará de ventilação no primeiro minuto de vida, considerado pelos especialistas como o “minuto de ouro” .
Dados ainda mais alarmantes comprovam que existe a necessidade de reanimação em seis a cada 10 nascidos prematuros, de acordo com a Dra. Gislayne Nieto. Por tais motivos, acrescenta, a presença do pediatra capacitado na sala de parto, iniciando a reanimação adequada quando necessário, fará toda a diferença na vida da criança.
Para a médica, “precisamos cada vez mais promover um pré-natal adequado, disseminar o conhecimento na prevenção da hipóxia perinatal, bem como os seus danos futuros à criança”.
Por fim, ela convoca pediatras a integrarem o “time” de colegas treinados para prevenir e atuar em caso de hipóxia perinatal. Lembra que a SPP tem um calendário periódico de cursos na área, mesmo na pandemia e termina afirmando que, ainda que setembro esteja terminando, falar sobre a hipóxia e os seus perigos é essencial.
Deixe um Comentário