
dezembro 20, 2024
Clube da Dermatite Atópica – Confira a agenda de reuniões para 2025
Sociedade Paranaense de Pediatria
Doença Renal Crônica na Infância – O Que o Pediatra Precisa Saber?”, foi o tema sobre Nefrologia, palestra proferida pela Dra. Lucimary de Castro Silvestre, que teve como moderadora a Dra. Karen Olandoski.
Na sequência, a Dra. Adriane André Cardoso Demartini falou sobre “Reflexo da Pandemia nas Doenças Endócrinas – Puberdade Precoce e Obesidade”. A moderadora foi a Dra. Rosana Marques Pereira, presidente do Departamento de Endocrinologia da SPP.
Um simpósio satélite da Nestlé proferido pela Dra. Thaís Tomé, abordou o tema “Distúrbios do Eixo Intestino-Cérebro – Uma Nova Visão para os Transtornos Gastrointestinais”.
Os Drs. André Luís Santos do Carmo, presidente do Departamento de Neurologia; e o Dr. Rodrigo Pereira, presidente do Departamento de Otorrinolaringologia, falaram, em suas respectivas especialidades, sobre o “Diagnóstico Precoce do Espectro Autista no Consultório do Pediatra”. A Dra. Fernanda Wagner Fredo dos Santos foi a moderadora. Os dois médicos lembraram que quanto mais precoce o diagnóstico, mais fácil é o aprendizado das crianças para que ela possa desenvolver as habilidades que estão atrasadas.
Lembraram que estudos mostram que os sinais costumam aparecer apenas após o primeiro ano de vida. Mas que o diagnóstico quando feito antes dos dois anos costuma ser bem feito e não mudar com o tempo. O diagnóstico tardio costuma trazer mais confusão com outras causas e demorar mais ainda a ser realizado.
“Plaquetomia – Vai Passar ou Melhor Encaminhar?”. A aula foi proferida pelo Dr. Tiago Tormen, presidente do Departamento de Hematologia da SPP e moderada pela Dra. Aline Cristina Zanchettin. O palestrante apresentou caso clínico, orientou sobre o correto diagnóstico, sinais e sintomas, características e terapêutica e, principalmente, quando se deve pensar em leucemia.
“Cuidados Paliavos e Dor” foi o tema da última palestra do primeiro dia de aulas do UPTODATE. Foram palestrantes a Dra. Luciane Valdez, presidente do Departamento de Cuidados Paliativos e Dor; Renata Farah, assessora jurídica da SPP; e o Dr. Luiz Ernesto Pujol, membro da diretoria da Sociedade.
A Dra. Luciane, primeira palestrante desse tema, afirmou que cuidados paliativos são a assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e do alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento da dor e demais sintomas físicos.
O Dr. Pujol destacou que os cuidados paliativos são uma decisão seja técnica, mas que vários personagens da área da saúde são considerados como fundamentais, além do médico, segundo ele: o paciente (se ele estiver consciente), a direção do centro hospitalar, enfermeiros, assistentes sociais.
Por fim, a Dra. Renata destacou como pontos fundamentais a tomada de decisão médica para cuidados paliativos; a importância do diálogo, da empatia, da compaixão e do respeito no contexto familiar; a tomada de decisão com responsabilidade compartilhada; e que todo esse processo seja documentado em prontuário e com Termo de consentimento.
Deixe um Comentário