outubro 1, 2024
I Simpósio de Cirurgia Torácica Pediátrica, Otorrino e Pneumopediatria
(41) 3223-2570
Sociedade Paranaense de Pediatria
No dia 1º de fevereiro será iniciada a Campanha de Prevenção da Gravidez na Adolescência. A iniciativa da Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA), segue a Campanha de Sensibilização pela Prevenção da Gravidez na Adolescência instituída pela Sociedade Brasileira de Pediatria, em consonância com a publicação da Lei Federal nº 13.798, assinada em janeiro de 2019.
Esta campanha tem por objetivo engajar, sensibilizar e fortalecer a atuação continuada dos pediatras, outros profissionais da saúde e a sociedade, na prevenção da gravidez precoce. Os parceiros promoverão um trabalho voltado ao comprometimento dos profissionais, junto aos adolescentes e à família, com enfoque na educação sexual, contracepção e paternidade responsável.
A pesquisa “Saúde Brasil”, de 2015, apontou que 18% dos nascidos vivos do país eram filhos de mãe adolescentes. No Paraná, a taxa foi inferior de 16,7% com tendência à redução gradual nos últimos anos, de acordo com informações do Sistema de Informações de Nascidos Vivos (SINASC).
Entretanto, sabe-se que na sua maioria as gestações em adolescentes não são planejadas e o pré-natal tem início tardio, o que leva a desfechos desfavoráveis, com impacto na mortalidade infantil. Evidenciou-se no Estado que a taxa média de mortalidade infantil no Paraná (2014-2018) foi de 22,14 por mil nascidos vivos entre filhos de mães entre 10 a 14 anos de idade; e de 11,9 por mil nascidos vivos, entre filhos de mães com 15 a 19 anos de idade, bem superiores comparativamente à taxa média estadual que no referido período foi aproximadamente de 10,6. (Fonte DVIEP/CEPI/SESA).
As Dras. Iolanda Maria Novadzki, Beatriz Bagatin Bermudez e Darci Bonetto, membros do Departamento de Adolescência da SPP, afirmam que a educação sexual deve ser iniciada em casa, com o envolvimento de pais/cuidadores. Apesar disto, entendem que a desinformação existe e o diálogo sobre esta temática é escasso ou inexistente.
Acrescentam que, entender a sexualidade como fase normal e necessária no desenvolvimento do adolescente pode auxiliar a família e a escola no aconselhamento. Advertem que o desafio é fornecer a orientação antecipatória adequada para auxiliar os profissionais da saúde, especialmente os pediatras, na orientação das famílias e dos adolescentes para que os comportamentos de risco sejam evitados.
Programação
01 de fevereiro: Conferência sobre a Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência
Palestrante: Dra. Julia Valéria Cordellini (SMS Curitiba)
Local: Auditório do Setor de Ciências da Saúde UFPR
Horário: 10:30 às 12:00
Público Alvo: estudantes e profissionais da Saúde/ Educação
Endereço: Rua Padre Camargo, 280 – 1º andar
05 de fevereiro: Fórum sobre Gravidez na Adolescência
Programação: Epidemiologia no Paraná, Aspectos na Saúde; Educação Sexual; Contracepção – aspectos éticos e legais; Métodos Contraceptivos na Adolescência.
Local: CRM-PR – S1
Horário: 20:00 às 22:00
Público Alvo: estudantes e profissionais da Saúde/ Educação/ Público em geral
Endereço: Rua Victório Viezzer, 84 – Vista Alegre
Deixe um Comentário