dezembro 20, 2024
Clube da Dermatite Atópica – Confira a agenda de reuniões para 2025
(41) 3223-2570
Sociedade Paranaense de Pediatria
O Dr. José Luiz Egydio Setúbal, pediatra, diretor presidente da fundação que leva o seu nome, foi palestrante do evento “Picadinho Cultural”, uma realização conjunta da Academia Paranaense de Medicina e da Sociedade Paranaense de Pediatria.
Os moderadores foram a Dra. Kerstin Taniguchi Abagge, presidente da SPP; e o Dr. Renato Araújo Bonardi, presidente da Academia. A entidade sem fins lucrativos presidida pelo empresário é mantenedora do Hospital Infantil Sabará (SP). Clique aqui, acompanhe a conversa na íntegra.
Em sua apresentação, o Dr. José Luiz Egydio Setúbal enfatizou que vem de família a crença na participação social das pessoas para melhorar o mundo.
Salientou, ainda, as mudanças efetuadas no Hospital Sabará desde a sua aquisição e a sua transformação em Hospital filantrópico e todas as ações sociais, de assistência e de promoção à saúde que surgiram a partir do envolvimento de várias frentes: profissionais da saúde, funcionários, entidades publicas e privadas, ensino e pesquisa.
Para a Dra. Kerstin, é muito bom compreender o quanto foi possível o Dr. Setúbal fazer em termos de governança, sair do vermelho e ir para o azul, graças a um bom projeto de gestão e muita vontade de “fazer certo”. A presidente da SPP destacou também a passagem marcante que o Dr. Setúbal teve quando foi dirigente da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Convidados
O ex-prefeito de Curitiba, Cassio Taniguchi disse que a filantropia é essencial, dentro e fora do sistema público. Acrescentou que o que pudemos ver na pandemia foi a população se mobilizando para ajudar o próximo, unindo esforços para prover o que os governos muitas vezes não tiveram condições de oferecer.
A capacidade de empreender demonstrada pelo Dr. Setúbal, foi ressaltada pelo Dr. Jurandir Marcondes Ribas Filho, membro da diretoria da Associação Médica Brasileira. Ex-dirigente do Hospital Evangélico Mackenzie, também filantrópico, que lembrou o quanto o Dr. Setúbal melhorou em sua gestão a qualidade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Ao também parabenizar o Dr. Setúbal, o presidente da Associação Árabe de Beneficência (Saben) do Paraná, Dr. Rached Hajar Traya, questionou se a filantropia exige mais “inspiração” ou mais “transpiração”. Em resposta, o convidado disse que é mais “inspiração” e que as pessoas que aderem à filantropia se tornam adictas à ela.
Deixe um Comentário